
A igreja de São Gens de Boelhe, localiza-se na freguesia de Boelhe, Concelho de Penafiel, Distrito do Porto. Este monumento integra a Rota do Romântico do Vale de Sousa.
Esta é uma Igreja de arquitectura romântica do final do século XII, sendo a sua construção atribuída à Rainha D. Mafalda de Saboia, mulher de D. Afonso Henriques. Embora haja uma contradição visto que o Santo (São Gens de Arles-França) da igreja ainda era desconhecido em Portugal naquela época.
Arquitectonicamente, a igreja de Boelhe tem a singeleza dos templos românicos, simultaneamente ingénuos e severos, de planta quadrangular tanto no corpo da Igreja como na capela-mor, onde um pórtico com três arquivoltas guarnecidas de toros e um friso de modilhões finamente lavrados, sendo grande e severo, não destoa do pequeno tamanho do templo. À direita da frontaria, um pequeno arco sineiro e ao centro da empena, uma cruz de braços iguais. De destaque a cachorrada com figuras de cabeças de boi, figuras de bolas etc.
Interiormente o edifício permanece intacto. Junto à entrada, do lado esquerdo, exteriormente, existe uma pia também românica, sem adições nos restauros, uma verdadeira jóia românica, talvez a mais completa do concelho de Penafiel, e, na verdade, das poucas que na fachada, do lado da Epístola, conservam o campanário primitivo, o que ainda a valoriza mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário